Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Alerta Preventivo

por Rui Luzes Cabral, em 24.05.08

Muitos são os condutores que diariamente passam por este local, mesmo no centro de Loureiro, no cruzamento da Rua da Industria com a Rua de Valverde.
Possivelmente, muitos já se depararam com o perigo que este cruzamento por vezes proporciona, pois muitos são os automobilistas que se deslocam pela Rua da Indústria e nem sempre cumprem as regras do sinal de STOP, não sei se é por este se encontrar muito afastado ou, por excesso de confiança, acharem que este não causa muito perigo, bastando abrandar a velocidade e olhar para o lado da Rua de Valverde, seguindo para a estrada principal. Acontece que, quem viaja do lado dos correios está pela direita e não tem sinalização, portanto tem direito de passagem, sujeitando-se a alguns “sustos” que acontecem por vezes… Por outro lado, para os que não têm por hábito viajarem pela Praça de Alumieira, estes ao deslocarem-se pela Rua de Valverde são apanhados de surpresa ao seguirem em frente pela Rua dos Correios, esta sem saída para a estrada principal. Em tempos passados, existiu um sinal de estrada sem saída mas, com o passar do tempo, ganhou pernas e deslocou-se mais para baixo, ficando distante e sem grande visibilidade da estrada principal.
 
Este cruzamento já foi palco de alguns acidentes, felizmente com pouca gravidade, portanto ainda estamos a tempo de prevenir que algo de maior dimensão aconteça neste local. Desta forma, apelo às entidades responsáveis da freguesia de Loureiro que coloquem a sinalização de estrada sem saída no inicio da rua sem saída, e na Rua da Industria como sugestão, para completar a informação dada pelo STOP, colocar no piso rodoviário uma linha transversal à faixa de rodagem, para limitar a zona até onde o automobilista deverá parar a viatura, melhorando assim a circulação neste cruzamento. Texto e Fotos enviado por Carlos Borges
 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:42


3 comentários

Imagem de perfil

De Carlos Marques a 26.05.2008 às 18:21

Para além das situações aqui expostas pelo nosso amigo bloguista, existe mais uma situação de alguma ambiguidade neste cruzamento. Repare-se nos dois veículos da 1ª foto do post: Um que provem da Rua de Valverde e outro que sai da rotunda em direcção à Rua da Industria - Nesta situação quem tem prioridade??? O que vem de Valverde apresenta-se pela direita e sem sinalização, no entanto o outro está a acabar de contornar a rotunda (saída da rotunda, o que equivale a prioridade). Já não é a 1ª vez que aprecio muitas indecisões ou excessos de confiança que um dia poderão ter consequências mais gravosas. O que faz isto são os técnicos da Camara Municipal que projectam estas estruturas "rotundas modernas": umas são grandes de mais e impedem um "trailler" de as contornar sem subir o lancil ou os passeios (caso do Faial), outras são estruturadas a escassos 10 ou 15 metros de um cruzamento(Alumieira). No meu modesto Pensar, Penso que seria oportuno alguém começar a Pensar em Pensar nestas coisas a sério, porque afinal Loureiro é uma Vila em pleno século XXI.

Um abraço,

Carlos Marques
Sem imagem de perfil

De Carlos Borges a 26.05.2008 às 23:26

No seguimento da observação feita pelo bloguista Carlos Marques, tenho acrescentar que, perante um cenário igual ao postado na 1ª foto, no meu ver, tem prioridade aquele que se desloca pela rua de Valverde, isto porque, o veículo que sai da rotunda ao seguir para a rua da industria, este tem que mudar de faixa de rodagem, perdendo então a prioridade sobre o outro veículo. No entanto, esta situação deixa por vezes muitos condutores indecisos levando-os a cometer alguns excessos de confiança.

Outra situação relevante no mesmo cenário, diz respeito aos veículos que se deslocam pela rua de Valverde que por vezes tentam cortar a curva para “ganhar” caminho na entrada para a rotunda, aumentando a probabilidade de embater com outro veículo que saia lançado da rotunda. No meu ver, o que leva os condutores a endireitar caminho é possivelmente, pelo facto de existir um grande buraco na faixa de rodagem obrigando-os a contornar, dificultando assim a segurança aos condutores. Desta forma, apelo mais uma vez aos responsáveis da Junta de Freguesia para se preocuparem com este assunto, pois o perigo toca a todos e a segurança cabe a cada um de nós…

Cpts,
Carlos Borges
Imagem de perfil

De Fernando Silva a 27.05.2008 às 23:43

Embora achando que esta sequência de rotunda e cruzamento, não é muito feliz, é no entanto ultrapassável pelo conhecimento e respeito pelo Código da Estrada. Não vou discutir quem tem prioridade no caso da primeira foto, porque pode dar-se o caso dos veículos não se cruzarem, bastando para tal, o veiculo branco virar a direita, entre outras possibilidades. A única infracção patente na foto, é um veículo estacionado no passeio, ao qual o caro bloguista deveria ter tapado a matricula, para não ser reconhecida a sua propriedade.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.