Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



CEM ANOS DEPOIS DO REGICÍDIO

por Rui Luzes Cabral, em 01.02.08

           

       Rei D. Carlos I                      Príncipe D. Luís Filipe

Hoje comemora-se o centenário do Regicídio sobre D. Carlos I na Praça do Comércio, em Lisboa, mais conhecida pelo Terreiro do Paço. Ao seu lado morreu também o seu filho e herdeiro ao trono, o Príncipe Real D. Luís Filipe. Os Monárquicos lamentam o sucedido, alguns Republicanos festejam a data, havendo muitos (como eu) que condenem a forma como afastaram naquela altura o representante máximo do país. Prefiro festejar o 5 de Outubro de 1910.

Sou Católico, de Esquerda (militante Socialista) e Republicano. Costumo ouvir dizer que a democracia é a vontade do povo e não só das elites. Mas o que eu quero mesmo é que as pessoas que vivem em Portugal vivam bem. Tenham liberdade pessoal, justiça plena, educação, saúde e trabalho (pelo menos). Quero que sejam minimamente felizes, apesar de ter a consciência que um mundo perfeito é uma utopia.

Já que se referenda o aborto, as regiões e um dia destes será a eutanásia, e como sou democrata, não me repugna nada que se referende o nosso sistema republicano versos monárquico. Eu prefiro a República, mas se a maioria quiser a Monarquia, então que assim seja. Desde que, obviamente, se submeta regularmente ao veredicto popular. Como disse atrás, o que quero é que Portugal seja um país de paz, liberdade e boas condições de vida, onde a pobreza seja ínfima. O resto é conversa.

Nota I: Fotos retiradas de www.pt.vikipedia.org

Nota II: Pode ver também a página na internet sobre o Centenário do Regicídio aqui

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:27


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.